A sensação de dormência ou formigueiro, denomina-se parestesia. Está relacionada maioritariamente com a compressão de nervos e problemas circulatórios.
Casos mais comuns de dormência
- Dormência nos membros superiores: braço, antebraço, mão, dedos. Está maioritariamente relacionada com problemas na coluna cervical. Consulte os seguintes artigos para mais informações: tratamento da cervicalgia, síndrome do túnel cárpico, dor cervical, contratura muscular.
- Dormência nos membros inferiores: coxa, perna, pé. A sensação de dormência ou formigueiro nestas áreas deve-se geralmente a problemas na coluna lombar. Consulte os seguintes artigos para mais informações: lombalgias, dor lombar, dor ciática, lombalgia e lombociatalgia.
Tratamento
Apesar da maioria dos casos se dever à compressão nervosa ao nível da coluna, existem casos onde isso não acontece. Por exemplo, nalguns casos, pode dever-se a uma inflamação de tendões e bursas, sendo comum nas tendinites do ombro. Pode ainda ocorrer compressão nervosa por contracção muscular, como acontece na região glútea por contração do músculo piriforme (dor ciática).
Cada caso deve ser analisado com cuidado, a fim de ser determinada a causa do problema.
Na nossa clínica, após a origem do problema ser diagnosticada, planeamos um tratamento para que o problema seja resolvido desde a sua origem. O nosso objetivo é que fique sem sintomas e que, no futuro, os mesmo não voltem a manifestar-se.
Utilizamos técnicas como a Acupuntura, a Massagem Terapêutica e a Osteopatia chinesa para tratar deste tipo de patologias. Todas estas técnicas são muito eficazes, especialmente quando combinadas, e não apresentam qualquer risco.