asma tratamento

O que é a asma?

A asma é uma doença inflamatória das vias respiratórias.

Perante determinados estímulos os brônquios ficam obstruídos e surgem os sintomas de asma. Esses estímulos podem ser ácaros, pó, pólenes, poluentes atmosféricos, giz, cloro, fumo, exercício físico, estímulos emocionais fortes, alterações no meio ambiente, etc.

A exposição a estes estímulos desencadeia uma resposta exagerada do sistema imunitário, causando inflamação das vias aéreas e dificuldade em respirar.

A inflamação gera uma diminuição do diâmetro das vias aéreas, dificultando a entrada e a saída do ar. Assim desencadeiam-se os sintomas típicos da asma: “chiadeira” no peito (pieira), dificuldade em respirar (dispneia), tosse e opressão torácica.

• Tosse seca
  • Chiadeira no peito (pieira)
  • Falta de ar/dificuldade em respirar
  • Aperto no peito/opressão torácica
  • Cansaço e dificuldade em fazer as atividades ou tarefas do dia-a-dia

Os sintomas podem ser esporádicos ou ocorrerem ao longo do ano, sendo ligeiros ou graves.

A maioria das pessoas com asma apresenta outros sintomas alérgicos como a rinite alérgica e outros sintomas alérgicos na pele ou olhos. Na Clínica José Fontes, temos tratamento para todas estas patologias.

O nosso tratamento para a asma baseia-se em dois princípios:

1. Desinflamar as vias respiratórias.
  2. Modular a resposta do sistema imunitário aos factores que desencadeiam os sintomas, para que no futuro não volte a acontecer.

Para realizar o tratamento recorremos principalmente à acupunctura e à suplementação natural à base de plantas medicinais (fitoterapia). Estes tratamentos podem ser realizados em conjunto ou separadamente consoante o caso.