O que é uma contratura muscular?
A contratura muscular define-se por uma contração involuntária, constante e muitas vezes dolorosa, do músculo. Tem como principais causas o esforço excessivo, a postura incorrecta por longos períodos de tempo e os movimentos repetidos em má postura.
A contração contínua dos músculos pode originar nódulos dolorosos, também denominados por pontos gatilho (trigger points). Quando palpar o local doloroso, sentirá uma “bolinha” ou nódulo.
Nesses locais há uma diminuição da circulação sanguínea, que leva a uma diminuição da nutrição dos tecidos e da eliminação dos resíduos provenientes do metabolismo celular. Isto aumenta a inflamação e a dor.
Sintomas de uma contratura musuclar
Sintomas gerais:
- Dor e desconforto.
- Limitação de movimentos.
- Presença de nódulos dolorosos à pressão.
- Assimetria no corpo.
Sintomas específicos:
- No trapézio: dor cervical, rotação do pescoço do mesmo lado limitada e inclinação lateral para o outro lado limitada
- No bíceps femoral: redução do movimento para a frente da coluna lombar (exemplo: quando se calça)
- Nos gémeos: elevação dos dedos dos pés limitada (exemplo: quando sobe escadas)
- No quadríceps: flexão do joelho limitada.
Causas da contratura muscular
Em condições normais, quando o músculo está em repouso, este não se encontra totalmente relaxado. Existe sempre uma ligeira contração, que permite que o músculo se contraía rapidamente após receber o impulso dos centros nervosos. Esta ligeira contração, ou tensão, do músculo em estado de repouso é designada por tónus muscular.
Quando o tónus muscular é aumentado para níveis superiores ao normal, de forma contínua e persistente, os músculos em questão ficam afetados, dando assim origem às contraturas.
Existem essencialmente duas causas para o aparecimento de contraturas:
Posições corporais inadequadas
Exemplos de posições corporais inadequadas são a inclinação da cabeça para um dos lados, a inclinação ou rotação da coluna para um dos lados, e o encurvamento da coluna enquanto ao telemóvel ou no sofá.
Em todas as situações, os músculos de um dos lados do pescoço ou da coluna são constantemente forçados a se contraírem. Essa contração permanente faz com que fiquem rígidos.
Stress psicológico e físico
Qualquer que seja a tensão, seja ela física ou psicológica, induz automaticamente um aumento da tensão muscular. Esse aumento tem como principal função preparar o corpo para uma situação de defesa. Quando essas situações são exageradas ou recorrentes, os músculos não relaxam, originando as contraturas.
Tratamento de contraturas musculares
Na maioria dos casos, o tratamento consiste na aplicação e combinação de várias técnicas: massagem e alongamentos, aplicação de calor, ventosas (cupping), acupunctura, etc.
Todos os dias tratamos eficazmente este problema. Entre em contacto connosco para marcar uma consulta ou para esclarecer alguma dúvida.
A Organização Mundial de Saúde reconhece que a Acupuntura é eficaz no tratamento de contraturas musculares.