A tendinite da pata de ganso, denomina-se por “pata de ganso”, devido à sua aparência, uma vez que os três tendões dos músculos se reúnem na face interna do joelho: semitendinoso, grácil e sartório. Estes músculos são responsáveis pela flexão do joelho e evitam que o joelho vá demasiado para dentro (valgo/pernas em tesoura).

Sintomas 

A tendinite da pata de ganso gera dor na face interna do joelho, abaixo da linha articular. Essa dor pode ser agravada pelos movimentos de flexão do joelho ou ao subir e descer escadas. No local pode ainda haver inchaço devido a bursite (bursa anserina).

Causas

Esta patologia dá-se devido à rotação excessiva do joelho, ou deste se encontrar em valgo (para dentro), uma vez que são estes músculos que estabilizam o joelho e evitam que este vá demasiado para dentro.

Esta patologia é comum nos atletas.

Consulte aqui as patologias do joelho mais comuns.

Tratamento da Tendinite da Pata de Ganso

O nosso tratamento, na fase aguda, consiste na desinflamação dos tendões afectados, através de Acupunctura, Electroestimulação, Ventosaterapia, etc.

Após essa fase, são iniciados tratamentos para o equilíbrio muscular, como é o caso do reforço da musculatura lateral do membro inferior e cintura – glúteo médio, tensor da fáscia lata, etc.

O tratamento inside também do equilíbrio da pisada, porque uma pisada irregular vai afectar o joelho.

Na Clínica José Fontes, realizamos uma avaliação cuidada e detalhada de cada paciente, pois só assim é possível garantir que os tratamentos são os mais adequados e os resultados eficazes.

 

> Marque a sua consulta connosco