/Artrite reumatóide
  • artrite reumatóide

Artrite reumatóide

Dentro dos diferentes tipo de artrites, a artrite reumatóide é a mais comum.

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória, reumática que afecta as articulações. É a forma mais comum da artrite.

Trata-se de uma doença crónica, progressiva e auto-imune, ou seja, o sistema imunitário ataca as articulações e outros tecidos saudáveis. Normalmente afecta várias articulações, em ambos os lados do corpo e de forma simétrica (por exemplo: ambos os joelhos). Causa dor, edema (inchaço), rigidez e perda de função das articulações.

Com o tempo pode causar alterações nas cartilagens, ossos, tendões e ligamentos das articulações.

A artrite reumatóide afecta com muita frequência os punhos e os dedos, mas pode atingir os pés, ombros, joelhos, cotovelos, ancas, coluna vertebral, etc.

Causas da artrite reumatóide

Como causa da artrite, há que ter em conta a componente genética. É um factor importante para este problema. Considera-se que existe um factor latente (sem sintomas aparentes) no organismo, que perante determinados fatores externos faz com que os sintomas se manifestam, com mais ou menos intensidade.

De entre os fatores externos que fazem com que os sintomas da artrite se manifeste incluem-se o vento, o frio, o calor, a humidade, certos alimentos e determinados estímulos emocionais.

O papel do sistema imunitário também é fundamental para a explicação desta patologia, uma vez que é o sistema imunitário que reconhece as próprias células como estranhas e as ataca.

Este comportamento do sistema imunitário causa uma resposta inflamatória nas articulações e noutros tecidos do corpo.

Como se manifesta a artrite reumatóide

Os sintomas da artrite reumatóide variam de pessoa para pessoa. O seu início pode ocorrer de forma aguda, lenta ou subaguda. No entanto o início lento e gradual é o mais comum.

A artrite reumatóide normalmente inicia-se como uma doença articular, afectando as articulações, sendo as articulações das mãos e dos pés as que costumam manifestar-se mais. Mas pode manifestar-se com sintomas que não se relacionam com as articulações, como dores musculares, febre baixa, fadiga, perda de peso, etc.

Em algumas pessoas manifesta-se sob a forma de sintomas ligeiros que desaparecem sem gerarem danos. Noutros casos, existem sintomas moderados com crises ocasionais.

Algumas pessoas apresentam sintomas graves e crises frequentes.

Tratamento para a artrite reumatóide

A nossa abordagem perante um paciente com artrire reumatóide varia consoante a sintomatologia, a origem do problema e a sua constituição física.

Examinamos cuidadosamente o paciente para se determinar os factores que estão a desencadear a doença. De seguida são prescritos os tratamentos que mais se adequam ao seu caso. Os tratamentos podem englobar um reajuste dos hábitos alimentares, utilização de plantas medicinais, acupunctura, bandas neuromusculares (kinesiotape), suplementos alimentares, etc.

2018-06-29T11:21:25+00:00

Marque aqui a sua consulta