/Neuroma de Morton
  • neuroma de morton

Neuroma de Morton

O neuroma de Morton é um espessamento do nervo interdigital, que passa entre os dedos do pé, causando dor.

O Neuroma de Morton, ou neuropatia interdigital, constitui uma das mais frequentes patologias do pé. Manifesta-se com mais frequência no espaço entre o terceiro e o quarto metartarso. Considera-se que é resultado da compressão repetitiva do nervo interdigital plantar comum contra o ligamento transverso, ao nível das cabeças dos metatarsos.

O maior problema nesta síndrome é a fibrose e as outras alterações que se geram com a lesão crónica do tecido mole. São exemplos as aderências e as contraturas espásticas (contracção exagerada dos músculos).

Depois de existir a fibrose, a pessoa mantém a sua actividade física (caminha, trabalha, faz exercício) e irrita mais o tecido lesado. Isto gera mais dor e aumenta a lesão dos tecidos. Esta situação gera mais irritação sobre o tecido fibroso, gerando um ciclo vicioso. Se a origem do problema não é resolvida, a sintomatologia nunca desaparece.

Factores de Risco do Neuroma de Morton

Os principais fatores de risco para o Neuroma de Morton estão relacionados com altas pressões na região anterior do pé durante a passada e a compressão dos dedos do pé.

O uso de saltos altos ou sapatos apertados constituem um elevado factor de risco. Algumas actividades como correr, caminhar por longos períodos e o ballet geram impacto e uma excessiva dorsiflexão do pé. Estas atividades aumentam a lesão, podendo também ser a causa da mesma.

Algumas patologias como joanetes, alterações do arco plantar, dedos em garra, artroses, artrite reumatóide, patologias acompanhadas de espasticidade ou que levam à hiperextensão das articulações são também factores que podem desencadear o aparecimento do Neuroma de Morton.

Tratamento do Neuroma de Morton

O tratamento do Neuroma de Morton, na Clínica José Fontes, tem como objectivo eliminar toda a fibrose e aderências, activar a circulação, desinflamar e libertar os ligamentos afectados.

O nosso objetivo é que fique bem, sem nenhum sintoma.

Para isso contamos com diferentes técnicas, como a Acupunctura, Acupotomologia, Massagem terapêutica, Fitoterapia Chinesa, entre outras.

O número médio de tratamentos varia entre 3 a 6 sessões.

2018-06-29T19:41:28+00:00

Marque aqui a sua consulta