O quisto de baker, ou quisto poplíteo, é um quisto de líquido sinovial que se forma na região posterior do joelho (cavado poplíteo). Este tipo de quisto apresenta-se como uma saliência. É, na maior parte das vezes, visível e palpável.

Quando é muito volumoso pode originar dor e dificuldade na extensão e flexão do joelho. Para além disso, pode comprimir vasos sanguíneos e nervos que passam pelo cavado poplíteo. No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas nem sabem que têm o quisto de Baker.

Causas

No joelho existe um líquido que lubrifica a articulação. Esse líquido designa-se por líquido sinovial.

Devido a algumas patologias no joelho, pode haver um aumento da produção de líquido sinovial (sinovite). Como consequência do aumento do líquido sinovial, é gerada uma acumulação deste e, consequentemente a formação do quisto.

Tratamento do Quisto de Baker

Na nossa clínica tratamos o quisto de Baker, ou quisto poplíteo, seguindo duas abordagens: 1) resolvendo a situação que está a gerar o aumento de líquido sinovial e 2) tratando o quisto em si.

Antes da realização do tratamento, o paciente é avaliado, de forma a serem detectados os factores causadores do quisto.

Uma vez identificados, esses fatores são corrigidos. Para além disso, também realizamos intervenção sobre o próprio quisto, recorrendo a técnicas da Medicina Chinesa, como a Acupunctura, acupotomologia, massagem terapêutica, entre outras.

A consulta de Medicina Chinesa é recomendada para o tratamento dos quistos poplíteos. Temos bastante experiência clínica no tratamento deste tipo de patologia.

> Marque a sua consulta connosco