- Grau 1: ocorre um estiramento ligeiro do ligamento.
- Grau 2: verifica-se rotura parcial do ligamento.
- Grau 3: dá-se uma rotura total do ligamento.
Nas lesões mais ligeiras (grau 1) há dor e inchaço, enquanto que nas lesões moderadas (grau 2) há uma maior incapacidade. Já no caso das lesões graves (grau 3) é necessário realizar cirúrgica para reparar o ligamento.
Causas
A entorse do joelho pode ocorrer por diversos movimentos, no entanto os mais comuns são:
- Os casos de pé fixo ao solo, ou preso, com uma rotação anormal interna ou externa do fémur em relação à tíbia.
- Os casos do indivíduo agachado e que roda o joelho de maneira anormal.
- A pancada na face externa do joelho que força o joelho a deslocar-se para o lado de dentro, distendendo o ligamento. Este tipo de pancada causa dor na face interna do joelho (lado oposto). Este tipo de lesão ocorre principalmente se o pé estiver bem assente no chão no momento da pancada.
- A pancada na face interna do joelho, que força o joelho para fora lesando o ligamento lateral externo.
Principais sintomas
Dor, tumefacção/edema, contractura muscular, incapacidade em executar movimentos, instabilidade.
Tratamento da Entorse do Joelho
O nosso tratamento tem como objectivo desinflamar, remover o edema (inchaço) e estimular a regeneração dos tecidos lesados. Desta forma, será restabelecida a mobilidade com segurança.
O tratamento pode incluir Massagem Tui Na com cremes/óleos especiais, Acupunctura, Ventosasaterapia, etc. A consulta de Medicina Chinesa é recomenda para estes casos.
Paralelamente ao nosso tratamento, é importante que aplique gelo, eleve a perna, aplique uma joelheira elástica para gerar compressão e repouse. Para além disso, use muletas para evitar forçar o membro afectado.