A dor no joelho é um tipo de dor que ocorre com frequência, independentemente da idade. Afecta desde os mais novos aos mais velhos. E as causas são muitas, podendo ir desde lesões muito ligeiras a lesões mais graves.

Causas principais da dor no joelho

As causas mais frequentes da dor no joelho estão relacionadas com a lesão de alguns tendões, ligamentos e/ou meniscos.

Nalguns casos, essas lesões são graves, e requerem cirurgia. Noutros casos, as lesões são menos graves, e é possível fazer-se tratamento não invasivo, como é o caso da lesão dos ligamentos colaterais, tendinite patelar ou rotuliana, tendinite da pata de ganso, entre outras.

Existem ainda casos, em que a dor no joelho pode ser originada por uma inflamação dos músculos ou dos tendões. Nestes casos, geralmente o paciente não tem o problema diagnosticado, por não se tratar de uma lesão grave. A recuperação destes casos costuma ser rápida.

A dor no joelho ocorre por diferentes razões:

→ Má postura

Quando distribui o peso do corpo de forma desequilibrada, irá colocar mais carga sobre um dos joelhos. Distribuições de peso desequilibradas incluem a colocação involuntária de mais peso para a frente, mais peso para trás ou mais peso para um dos lados do corpo. Ao colocar mais peso num dos joelhos, sobrecarrega-o, e esse joelho fica mais susceptível a apresentar dor ou alguma lesão.

Cruzar as pernas

Cruzar as pernas, seja de que forma for, pode gerar dor nos joelhos. A posição mais benéfica para a saúde dos joelhos é obtida quando os pés estão paralelos e afastados entre si à mesma largura dos ombros. Esta é a posição mais benéfica para os joelhos, quer esteja de pé, sentado(a) ou deitado(a). Nesta posição, é exercida uma força igual entre a face interna do joelho e a face externa.

dor-nos-joelhos-tratamento-pernas-cruzadas

Quando cruza as pernas, uma das faces do joelho, fica estirada (alongada), podendo criar irritação ou inflamação dos músculos, ligamentos e tendões. Por outro lado, a outra face, fica encurtada, podendo gerar atrito entre ossos e cartilagens. Isto acontece no joelho da perna que fica por cima. O joelho da perna que fica por baixo, também sofre tensões diversas lateralmente.

Outras consequências para os joelhos, por cruzar as pernas, são os desequilíbrios nos músculos dos membros inferiores e da cintura. Ao fim de algum tempo, esse desequilíbrio pode gerar, por sua vez, desequilíbrios na marcha e na distribuição do peso corporal, afectando consequentemente os joelhos.

Traumatismos

Os traumatismos agudos do joelho são comuns na prática desportiva (futebol, ski, corrida, etc.) e laboral (por exemplo, levantar-se e baixar-se muitas vezes). Estes traumatismos apresentarão diferentes graus de lesão, podendo ser leve, grave ou muito grave. O tratamento deste tipo de lesões varia consoante a lesão e a gravidade da mesma.

Tratamento da dor no joelho

Desenvolvemos ao longo dos anos uma forma de tratamento eficaz e não invasiva para o tratamento da maioria das patologias que geram dor no joelho.

Como referido, existem diversas causa que poderão estar na origem da dor no joelho. Na Clínica José Fontes fazemos uma avaliação inicial rigorosa, para compreendermos o que lhe causa a dor no joelho. Com base no nosso diagnóstico determinamos o melhor tratamento para o seu caso.

De entre as técnicas que utilizamos no nosso tratamento, destacam-se a correcção postural, a massagem Tui Na, a libertação miofascial, a Acupunctura, a Ventosaterapia e Fitoterapia (suplementação à base de plantas).

A consulta de Medicina Chinesa é a consulta mais indicada para o tratamento da dor no joelho.