A bronquite refere-se à inflamação dos brônquios que gera um estreitamento das vias aéreas, um aumento da produção de muco e, consequentemente, tosse produtiva e falta de ar.

Pode ser aguda, quando dura por um curto período de tempo (3 semanas), ou crónica, quando perdura por meses ou anos.

Sintomas

Os principais sintomas são tosse produtiva, falta de ar, desconforto/dor no peito e respiração sibilante (chiadeira). Normalmente a febre não está presente.

Na bronquite aguda podem surgir outros sintomas, como dores de garganta, corrimento nasal, dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Na bronquite crónica surge ainda a fadiga e o cansaço fácil.

Causas

A bronquite aguda surge pela exposição a vírus e bactérias, ao vento e ao frio quando o sistema imunitário está mais debilitado.

A bronquite crónica é causada, em muitos dos casos, pelo fumo do tabaco, exposição prolongada a pó ou agentes poluentes e exposição prolongada ao frio e à humidade. Quando a pessoa está exposta prolongada e repetidamente a estes factores que agridem o corpo, o seu sistema imunitário fica debilitado e não consegue resolver a doença.

Tratamento para a Bronquite

No caso da bronquite aguda, o recurso a suplementos de plantas medicinais é fundamental. O nosso objectivo ao prescrever suplementos é eliminar a inflamação, eliminar a expectoração e acalmar a tosse.

No que respeita à bronquite crónica, a suplementação natural deve ser combinada com a acupunctura. O objectivo da combinação destas duas técnicas é reforçar o corpo e o sistema imunitário, eliminar mucosidade e acalmar a tosse.

Que resultados obtemos?

Na nossa clínica temos muito bons resultados no tratamento desta patologia, independentemente da idade da pessoa. Os nossos tratamentos aumentam a qualidade de vida de quem sofre deste problema.

Muitos dos nossos pacientes referem-nos o seguinte:

“Agora já consigo subir escadas”

“Antes tossia durante todo o dia, agora é só uma coisinha de nada de manhã”

“Antes todos os anos piorava no Inverno, agora passo o Inverno lindamente”.