O que são alongamentos?

Alongamentos são um conjunto de movimentos soltos e de fácil execução que têm como objetivo preparar os músculos para alguma atividade física ou diária, ou também para os relaxar, aliviando a tensão e possíveis dores e desconforto.

Este tipo de exercício, quando feito de forma regular, é um ótimo aliado no alívio de dores musculares.

Para que os benefícios dos alongamentos possam surtir efeito, estes devem sempre ser realizados com precaução, moderação e, idealmente, ser prescritos por um profissional, para evitar possíveis lesões.

Benefícios dos alongamentos

1. Melhoram a postura

Os alongamentos levam a uma redução da tensão muscular, evitando dor e desconforto muitas vezes causados pela má postura do dia a dia.

2. Aumentam a flexibilidade a amplitude dos movimentos

Algumas das dores e desconforto que se sente ao executar as tarefas diárias devem-se à falta de flexibilidade muscular (com tendência a ficar mais debilitada ao longo da idade), que vai sendo assegurada e recuperada com a realização de alongamentos diários. Visto que as articulações também são afetadas pela falta de flexibilidade, também são beneficiadas pelos alongamentos, diminuindo assim a rigidez articular e permitindo movimentos mais amplos.

3. Aliviam as dores e ajudam no relaxamento

A maioria das dores nas costas, no pescoço e na cabeça são causadas pela acumulação de tensão muscular, que é aliviada quando se realizam alongamentos. Para além disso, este tipo de exercício também ajuda a reduzir os níveis de stress e a relaxar o corpo e a mente.

4. Ativam a circulação sanguínea

Levam a um aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos musculares que estão a ser trabalhados, mantendo-os nutridos e assim acelerando a recuperação de possíveis lesões existentes.

Tipos de alongamentos

Os alongamentos podem ser classificados de duas formas, passivos e ativos.

Passivos: são realizados com o apoio de uma pessoa ou aparelhos (bolas, faixas elásticas, etc.).
Ativos: são realizados pela própria pessoa, sem apoio de qualquer força externa, através de movimentos voluntários.

As nossas aulas

Na Clínica José Fonte temos aulas regulares de Flexibilidade e Concentração.

Saiba mais aqui sobre as nossas aulas de Flexibilidade e Concentração.