Surgiu recentemente o termo “acupuntura médica” ou “acupuntura médica contemporânea”. O que significam estes novos termos? Existem diferenças entre eles?

Na verdade, só existe um tipo de Acupuntura. Acupuntura é Acupuntura, e significa literalmente “punturar com agulha”. Segundo a Organização Mundial de Saúde está classificada como uma área da Medicina Tradicional – neste caso Medicina Tradicional Chinesa.

Qual a melhor Acupuntura?

Não existem “Acupunturas” melhores que outras. Tal como em todas as áreas, existem sim profissionais melhores, com mais experiência e mais capazes que outros.

Qual a diferença entre Acupuntura (simplesmente) e Acupuntura médica?

A principal diferença reside no profissional que a está a aplicar.

A Acupuntura (acupuntura, simplesmente, ou acupuntura tradicional, como alguns preferem chamar-lhe), é realizada por profissionais formados em Medicina Chinesa, ou seja, profissionais que se dedicam exclusivamente a esta área e que aprofundaram os seus conhecimentos sobre Medicina Chinesa desde o início da sua formação, tal como José Fontes.

A acupuntura médica é realizada por profissionais não formados em Medicina Chinesa, ou seja, são formados em medicina ocidental (os médicos que conhecemos nos nossos hospitais, centros de saúde, etc.) e fizeram uma especialização em acupuntura. A sua formação de base não é a Medicina Chinesa. Como estes profissionais já eram médicos antes de fazer a especialização, definiu-se o termo “acupuntura médica” para os distinguir dos especialistas em Medicina Chinesa.

acupuntura

Se a diferença reside apenas no profissional que a aplica, o resultado é o mesmo?

Não. O resultado é, na maioria dos casos, diferente, uma vez que um especialista em Medicina Chinesa avalia o seu caso e faz o diagnóstico recorrendo às técnicas e princípios da Medicina Chinesa. Só um especialista experiente em Medicina Chinesa consegue avaliar em que estado se encontra o seu organismo, qual a verdadeira causa do seu problema, qual a forma mais eficaz de tratamento sem efeitos secundários, etc.

Medicina Chinesa e Acupuntura são a mesma coisa?

Não. A Acupuntura é apenas uma das áreas da Medicina Chinesa, mas existem muitas outras áreas, como a Fitoterapia Chinesa, a Massagem Terapêutica, a Osteopatia Chinesa, a Dietética Chinesa, os Exercícios Terapêuticos, e até o Diagnóstico. Na Medicina Chinesa, o diagnóstico e avaliação do problema são cruciais e são uma das fases mais importantes do tratamento.

Só um profissional formado em Medicina Chinesa está apto a realizar um diagnóstico acertado e a avaliar qual a melhor técnica a utilizar no seu caso em particular.

Gostaria de fazer o seu tratamento com um profissional em Medicina Chinesa?

Entre em contacto connosco.

geral@clinicajosefontes.com | 917 288 102