A lesão do menisco ocorre devido a desportos de contacto/impacto ou que exijam mudanças repentinas de direcção. Ocorre também devido ao desgaste da cartilagem, que ocorre com a idade. Neste último caso, a lesão do menisco pode ocorrer mesmo com movimentos simples.
Quando há rotura ou lesão do menisco, pode ouvir-se um som. Embora seja possível continuar a andar e a praticar desporto, depois de 2 ou 3 dias o joelho fica inchado e há uma diminuição da mobilidade.
Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas em formato de meia lua, com consistência semelhante a uma borracha. Situam-se no interior dos joelhos, um no lado interno e outro do lado externo do joelho.
A principal função dos meniscos é distribuir a carga que passa na articulação, para ajudar a diminuir a pressão exercida sobre a cartilagem que recobre os ossos no joelho, funcionando como amortecedores. São elementos de absorção dos choques e impactos.
Funções do menisco
- Absorver o impacto
- Distribuir a carga
- Diminuir o atrito na cartilagem articular
- Promover a congruência articular aumentando a área de contacto
- Limitar os extremos de flexão e extensão do joelho
Sintomas
Os principais sintomas desta lesão são a dor, normalmente localizada nas laterais do joelho, do lado interno ou do lado externo, consoante o menisco lesionado.
Outro sintoma é o bloqueios do joelho causado pelo deslocamento do menisco de um lado para outro. Este bloqueio gera alguns “estalos”, e pode imobilizar o joelho em certas posições.
Tratamento da Lesão do Menisco
No caso das lesões degenerativas, musculares e ligamentares, sem rompimento/fratura de estruturas, o tratamento conservador, como o que realizamos na nossa clínica, é muito eficaz.
No nosso tratamento, focamo-nos nos seguintes objetivos: desinflamação, aumento do líquido sinovial e activação da circulação.
Para além destes objetivos, focamo-nos igualmente no equilíbrio das estruturas musculares, assim como no tratamento dos ligamentos (quando lesados).
Na nossa consulta de Medicina Chinesa, combinamos o uso de Acupunctura, Eletroestimulação, Massagem Tui Na, Ventosaterapia e bandas neuromusculares para alcançar os objetivos mencionados.
Além do tratamento, também o repouso é importante. Deve evitar-se o peso sobre a perna afectada (usando canadianas). Para além disso, a aplicação de gelo e a elevação da perna também contribuem para o sucesso do tratamento.
A Organização Mundial de Saúde reconhece que a Acupuntura/Medicina Chinesa é eficaz no tratamento deste tipo de condições.