A tendinite patelar/rotuliana é também conhecida como “joelho do saltador”.
Esta patologia consiste na inflamação do tendão patelar/rotuliano, que fixa a patela à tíbia. Normalmente está relacionada à prática de desportos que exigem saltos e/ou desacelerações bruscas, como é o caso do vólei, basquete, futebol, atletismo, andebol, etc.
No caso da patologia não ser devidamente tratada, pode-se tornar crónica, diminuindo assim o rendimento desportivo.
Se persiste, o tendão fica menos elástico, menos nutrido e pode romper. Quando este tendão se rompe, o atleta é forçado a parar a actividade física por um período até que recupere totalmente.
Factores de risco
Além da prática de desportos que incluam saltos e desacelerações bruscas, outros factores podem predispor o aparecimento da tendinite patelar.
- Excesso de peso
- Joelhos em varo (para fora/pernas arqueadas) ou em valgo (para dentro/pernas em tesoura)
- Patela/rótula elevada
- Diferenças entre o comprimento dos membros inferiores
- Desequilíbrios musculares, como o encurtamento dos isquiotibiais e quadricípete
- Alterações na pisada (forma de colocar o pé no chão)
- Alterações hormonais
- Técnica inadequada na prática do desporto ou excesso de treino
Sintomas
Os principais sintomas são a dor no joelho e a dor na região inferior da patela/rótula, que piora com a actividade física.
Tratamento
O nosso tratamento, na fase aguda, passa pela desinflamação do tendão e pelo alívio da dor. Além da acupunctura, a aplicação de ervas medicinais chinesas e técnicas complementares, não pode faltar a aplicação de gelo e descanso.
Na fase subaguda, o tratamento inclui a melhoria da mobilidade do joelho e dos músculos afetados, como os flexores e extensores do joelho, entre outros, bem como o reforço muscular.
Conseguimos alcançar estes objetivos nos nossos tratamentos través das técnicas de massagem Tui Na, Acupunctura, electroestimulação, exercícios terapêuticos, etc.
Também verificamos a existência de fibroses (casos mais antigos), as quais eliminamos para restabelecer o movimento normal do tendão.