hernia discal

Realizamos, na nossa clínica, tratamentos totalmente direcionados para dores provenientes de uma hérnia discal.

Sem cirurgia e 100% natural.

Através da aplicação de diversas técnicas de Medicina Chinesa e do nosso rigor e profissionalismo pode evitar a cirurgia. A maioria dos pacientes responde muito bem ao tratamento conservador, sem cirurgia.

O tratamento acaba por se tornar mais eficaz quando existe uma boa relação entre o médico e o paciente, e quando este compreende na perfeição o seu problema e a lógica do tratamento que lhe for prescrito.

Como se forma uma Hérnia Discal

A coluna é constituída pelas vértebras (ossos), discos intervertebrais (discos entre as vértebras), nervos e medula espinal, ligamentos (que fixam as estruturas), músculos e vasos sanguíneos.

O disco intervertebral é constituído por um núcleo polposo (gelatinoso) e por um anel fibroso que o circunda, confinando-o ao espaço dentro desse anel.

O disco é essencial para a absorção do impacto e distribuição da carga e tornar a coluna flexível.

Com o passar dos anos, com adoção frequente de posturas e movimentos que afectam os discos, e com os excesso de trabalho, estes vão se degenerando, tornando-se mais achatados e menos elásticos.

Com os discos degenerados, a carga não é tão bem absorvida. A distância entre duas vértebras consecutivas é menor (porque o disco está achatado/alargado).

O disco começa a ocupar uma área que anteriormente não ocupava, podendo tocar nas raízes dos nervos que saem da medula ou até mesmo na própria espinal medula.

Com o tempo, também as fibras que constituem o anel fibroso ficam menos resistentes para o conter, permitindo que o núcleo polposo extravase e forme a hérnia discal.

hernia discal tratamento

Sintomas da Hérnia Discal

Quando a hérnia pressiona os nervos que saem da coluna, os sintomas variam consoante a localização.

Se a compressão ocorrer na cervical, denomina-se por braquialgia e os sintomas manifestam-se nos membros superiores (ombros, braços, mãos). Os sintomas mais comuns são: formigueiro, dormência, dor, alterações na sensibilidade e falta de força no membro afectado.

Se a compressão ocorre na lombar (fundo das costas), denomina-se ciatalgia (ciática) e os sintomas manifestam-se nos membros inferiores (nádegas/glúteos, pernas, pés). Os sintomas mais comuns são: formigueiro, dormência, dor, alterações na sensibilidade e falta de força no membro afectado. A dor ciática também pode ter origem na hérnia discal, mas muitas vezes tem apenas uma origem muscular. Nestes casos, o paciente sente dor apenas de um lado, podendo ainda sentir formigueiro, adormecimento, “fisgadas” e alteração na temperatura do membro afetado.

Quando a hérnia comprime a medula (estenose e mielopatia), os sintomas podem apresentar-se na forma de dor e rigidez nos músculos da coluna, e disfunções neurológicas. Alguns sintomas incluem fraqueza muscular, perda da sensibilidade, perda de equilíbrio e coordenação motora, perda do controlo da bexiga e intestinos (nos casos mais graves).

Protusão discal

A protusão discal é o estágio que antecede a hérnia discal.

Na protusão o núcleo empurra o anel, distendendo-o, mas sem o rompimento do mesmo. Os ligamentos e as outras estruturas em volta do disco, ao serem pressionadas, geram a dor.

A diferença entre a protusão e a hérnia discal é que na protusão o anel fibroso não se rompe.

Tratamento

O nosso tratamento engloba três fases, que se complementam entre si:

  1. Relaxamento dos músculos e ligamentos da coluna. É essencial para que estes não gerem mais pressão e permitam ao disco ter mais espaço;
  2. Manipulações manuais no sentido de tornar o disco mais elástico e colocá-lo na posição correcta;
  3. Desinflamação dos tecidos. Iremos eliminar a congestão e edema, e assim descomprimir a área afectada.

Para obter estes resultados, recorremos a técnicas a técnicas não invasivas.

Na nossa clínica dispomos de várias técnicas que comprovam todos os dias a sua eficácia no tratamento da hérnia discal.

Conjugamos a Osteopatia Chinesa, a Acupuntura e a Suplementação Natural (Fitoterapia) e a Massagem Tui Na (massagem terapêutica chinesa) para tratar de si.

Sobre o autor

Clínica José Fontes

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Dúvidas e Marcações - Fale connosco


Por telefone:
917 288 102

Por e-mail: geral@clinicajosefontes.com

Ou através do nosso formulário de contacto


Por telefone:
917 288 102

Ou através do nosso formulário de contacto

Translate »