A síndrome de Hoffa recebe também o nome de lesão da gordura sub-rotuliana ou infrapatelar, uma vez que se trata da inflamação na gordura que se localiza atrás do tendão patelar, abaixo da patela.

Esta gordura ajuda na movimentação do joelho e na nutrição e reparação das articulações.

A síndrome de Hoffa aparece quando uma inflamação gera aumento da gordura, hemorragia e fibrose.

Causas

Este tipo de lesão costuma dar-se mais frequentemente em atletas, sendo resultado de movimentos de rotação excessivos, contracção de forma errada do músculo anterior da coxa ou hiper-extensão do joelho, ou seja, esticar mais do que deveria. Estes movimentos geram microlesões no tecido gorduroso, gerando a inflamação e a fibrose.

Quando o atleta movimenta o joelho de forma inadequada, com movimentos de rotação excessivos, e contrai de forma errada o músculo anterior da coxa, aparecem microlesões no tecido gorduroso.

Tratamento

O nosso tratamento para a síndrome de Hoffa consiste na desinflamação dos tecidos inflamados, no tratamento das articulações afectadas, no restabelecimento do equilíbrio muscular e no alinhamento da patela.

Na nossa clínica tratamos eficazmente esta patologia com recurso às diversas técnicas terapêuticas que dispomos, como a Acupunctura, Acupotomologia, Massagem Tui Na, Ventosaterapia, electroestimulação, bandas neuromusculares (kinesiotape), Osteopatia chinesa, entre outras.

 

> Marque a sua consulta connosco