ligamento colateral lateral joelho

No joelho existem dois ligamentos colaterais: um interno e outro externo. Como o próprio nome indica, situam-se nas laterais do joelho. Têm a função de controlar os movimentos laterais do joelho, facilitar a rotação e suportá-lo no caso de movimentos anormais, evitando que este se desloque em demasia.

Nota: Outras designações comuns para os ligamentos colaterais são:

  • Ligamento colateral interno = Ligamento lateral interno = Ligamento colateral medial/tibial
  • Ligamento colateral externo = Ligamento lateral externo = Ligamento colateral lateral

Sintomas

No caso de lesão dos ligamentos colaterais, o principal sintoma é a dor, na face interna ou externa do joelho. Normalmente há inchaço e pode haver hematoma.

Pode também haver dificuldade em caminhar.

Se for mais grave, pode haver instabilidade do joelho, como que este fosse ceder.

Causas

A lesão dos ligamentos colaterais ocorre por pancada no local, torções e forças sobre o joelho. Pode ainda ser originada por mudanças bruscas de direcção.

O ligamento colateral externo é afectado quando a perna fica em varo, ou seja, o joelho demasiado para fora (pernas arqueadas).

O ligamento colateral interno/medial é afectado quando a perna fica em valgo, ou seja, quando o joelho está demasiado para dentro (pernas em tesoura).

Desportos como o futebol, andebol e o esqui aumentam o risco de lesão destes ligamentos.

Também o desalinhamento do membro inferior e o calçado inapropriado podem estar na origem de pequenas lesões nos ligamentos colaterais.

Tratamento para a lesão dos ligamentos colaterais

Aquando da lesão, deve aplicar-se gelo no local durante 15 a 20 minutos, com intervalos de pelo menos uma hora. Deve evitar-se aplicar peso sobre o joelho, usando canadianas. Para além disso, deve evitar-se a realização de movimentos laterais (pode usar uma tala ou joelheira estabilizadora).

Para diminuir o inchaço, deve elevar a perna várias vezes por dia e durante alguns minutos para diminuir o inchaço.

O tratamento na nossa clínica, nas fases agudas visa a desinflamação, eliminação do inchaço, recuperação da função do joelho e a aceleração do processo de recuperação.

Na fase crónica, o tratamento consiste na eliminação dos tecidos que ficaram mal cicatrizados (fibroses) e na recuperação da função do joelho.

Realizamos um diagnóstico cuidado e, graças à nossa grande experiência clínica, conseguimos garantir um tratamento eficaz e adequado ao seu caso. Utilizamos técnicas como a Acupunctura, Massagem Tui Na, Ventosaterapia e Suplementação natural (Fitoterapia).

Sobre o autor

Clínica José Fontes

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Dúvidas e Marcações - Fale connosco


Por telefone:
917 288 102

Por e-mail: geral@clinicajosefontes.com

Ou através do nosso formulário de contacto


Por telefone:
917 288 102

Ou através do nosso formulário de contacto

Translate »