dores menstruais

Dores menstruais – Um problema que afeta milhares de mulheres (sem necessidade)

Dores abdominais, dor de cabeça, irritação, alterações de humor, são alguns dos sintomas que muitas mulheres descrevem quando chega o período menstrual. As dores podem também apresentar-se na região lombar e sagrada (fundo das costas), pernas, mamas e cabeça. Por vezes existem ainda sintomas como náusea, vómito, fadiga, diarreia, desmaio, irritação urinária, etc.

A duração dos sintomas varia desde poucas horas a 2 ou 3 dias. As dores geralmente são piores no primeiro dia e vão diminuindo gradualmente ou desaparecem. No caso da mulher apresentar coágulos, as dores aliviam após a eliminação dos mesmos.

Estes sintomas, apesar de comuns, não são normais. E existe tratamento para este problema. Os sintomas descritos demonstram que algo não está equilibrado no corpo. Todos estes sintomas estão dentro de uma categoria de problemas que, na Medicina Chinesa, recebem o nome de ESTAGNAÇÃO.

A que se deve? Pode ter várias causas, como problemas emocionais (stress, ansiedade, preocupação, depressão, etc.), má absorção de nutrientes e, consequentemente, insuficiência de substâncias necessárias para manter o corpo equilibrado e nutrido, entre outras.

Causas das dores menstruais

• Distúrbios emocionais: os distúrbios emocionais bloqueiam o fluxo da energia do corpo, bloqueando consequentemente o fluxo do sangue. Ambos geram dor e alterações no ciclo menstrual da mulher.
  • Falta de energia e nutrientes: Devido a uma falta de energia do corpo, a mulher não absorve eficientemente os nutrientes (levando à carência dos mesmos) e não propulsiona o sangue da melhor forma. A falta de nutrientes leva à desnutrição dos meridianos/canais* e órgãos responsáveis pelo harmonioso período menstrual.
  • Acumulação de muco/humidade na região inferior do corpo: normalmente associada a corrimento vaginal, prurido vulvar (comichão), candidíase. Tem como origem distúrbios alimentares ou do sistema digestivo que levam à acumulação de muco/humidade excessiva. Pode estar associada a sensações de frio ou calor no abdómen.

Os distúrbios hormonais, dentro da teoria médica chinesa, encontram-se divididos em diferentes síndromes. No entanto, a base da patologia (de forma simples) está dentro das causas acima referidas.

Tratamento

Através dos nossos métodos, 100 % naturais, e da nossa experiência nesta área, podemos ajudá-la a libertar-se das dores menstruais e a regular o seu período menstrual.

O tratamento é adequado às diferentes síndromes e causas da dor menstrual. Para um tratamento eficaz, combinamos diferentes técnicas de tratamento, podendo englobar os cuidados alimentares/correcções, a Acupuntura, a fitoterapia (suplementação natural), a moxibustão e a massagem terapêutica.

Na Clínica José Fontes contamos com uma vasta experiência e imensos casos de sucesso nesta área.

A Organização Mundial de Saúde reconhece a eficácia da Acupuntura/Medicina Chinesa no alívio das dores menstruais e na regulação do período menstrual da mulher.