O regime alimentar que cada um deve seguir no seu dia-a-dia é um tema controverso e há muita falta de informação e dúvidas em relação a este tema.

Apresentamos aqui de forma breve e sintética algumas das dietas que têm vindo a ganhar fama nos últimos anos e a nossa opinião sobre cada uma delas.

 

Dieta vegetariana

A carne, o peixe  e, dependendo do estilo, outros produtos de origem animal (ovos, leite, mel, etc.) são excluídos. 

dieta vegetariana

A dieta vegetariana pode ser uma boa opção para algumas pessoas, dependendo da sua constituição física, metabolismo e estilo de vida. Quando não é equilibrada e criteriosamente escolhida pode levar à carência de alguns nutrientes. Para além disso, mesmo quando equilibrada mas não adequada à sua constituição física, metabolismo ou estilo de vida, pode levar a problemas de memória/concentração ou falta de energia, retenção de líquidos, entre outros.

 

Crudivorismo (raw food)

Inclui apenas produtos vegetais, não sendo processados nem cozinhados acima dos 40 ºC.

dieta cru

Esta dieta defende que quando não cozinhados, os alimentos preservam as enzimas que auxiliam o processo digestivo, contribuindo assim para o seu melhor funcionamento. No entanto, nem todas as pessoas têm benefícios em comer alimentos crus. Na maioria dos casos, a ingestão de alimentos crus (especialmente nas estações mais frias) dificulta o processo digestivo, podendo levar, por exemplo, a problemas de falta de energia, digestivos ou problemas de pele.

 

Dieta do Paleolítico (Paleo)

Baseia-se essencialmente no consumo de proteínas e exclui o consumo de cereais, leguminosas, produtos lácteos e alimentos processados.

dieta paleo

Este tipo de dieta é muito rica em proteínas e gorduras. A exclusão dos hidratos de carbono tem fomentado a utilização desta dieta nos regimes de emagrecimento. No entanto, quando não equilibrada, este tipo de dieta pode sobrecarregar o funcionamento do fígado e dos rins, podendo fazer elevar os níveis de colesterol, ácido úrico, etc.

 

Dietas detox

Dependendo do tipo, podem basear-se no consumo de fruta ou sumos feitos à base de vegetais (biológicos ou não). 

dieta detox

As dietas detox promovem a remoção das substâncias tóxicas do organismo. São dietas geralmente muito ricas em líquidos, fibras, vitaminas e minerais e podem apresentar alguns benefícios, dependendo da situação. Devem ser realizadas de forma consciente, durante períodos de tempo muito curtos (geralmente não mais que 3 dias) e de preferência nas estações mais quentes. Não são dietas indicadas para seguir no dia-a-dia.

As pessoas que sofrem de diarreia, hipotensão e hipotiroidismo devem ter cuidado com o detox que seleccionam, devendo procurar um profissional qualificado para que este seja ajustado à sua condição.

 

Dietas sem glúten

Exclui todos os alimentos que contenham glúten, uma proteína encontrada em cereais como o trigo, centeio, cevada, malte e aveia.

glutenfree4

Estas dietas eram inicialmente seguidas por celíacos, devido à sua intolerância ao glúten. No entanto, pessoas com o sistema digestivo mais fraco podem também beneficiar com este tipo de dieta, apesar do recomendado nestes casos ser o fortalecimento do sistema digestivo. Em termos nutricionais este tipo de dieta não apresenta riscos nem desvantagens.

 

No que consiste uma dieta saudável?

Em qualquer regime alimentar saudável o mais importante é o equilíbrio e a variedade. Numa dieta saudável, devem ser utilizados maioritariamente alimentos locais e da época. A forma de preparar os alimentos deve ser adequada à estação do ano e aos diferentes momentos do dia. Para além disso, uma dieta saudável deve ser viável para a sua constituição física, metabolismo e estilo de vida.

dieta saudavel

Qual é a melhor opção? Qual a dieta mais indicada para mim?

A melhor opção para si depende de inúmeros fatores, como por exemplo:

  • Qual o seu estado atual de saúde?
  • Qual é o seu objetivo: Pretende ser mais saudável? Pretende emagrecer? Pretende ganhar peso?
  • Tem alguma queixa: Falta de energia, problemas de pele, problemas digestivos, obstipação, diarreia, alergias, enxaquecas?
  • Qual o seu estilo de vida: Quantas horas dorme? Quantas horas trabalha? Faz esforços físicos?

Nas nossas consultas de Medicina Chinesa, todos estes fatores são avaliados e, juntamente com os nossos métodos de diagnóstico e as suas preferencias, é determinada a dieta mais adequada para o seu caso.