dermatite

A dermatite refere-se a qualquer inflamação que afecta a pele. Apresenta-se sob a forma de vermelhidão, inchaço e comichão.

As formas mais comuns de dermatite são a dermatite seborreica, a dermatite atópica (eczema) e a dermatite de contacto (alérgica).

Sintomas

Cada tipo de dermatite manifesta-se através de sintomas diferentes. No entanto, existem sintomas comuns, como é o caso da vermelhidão, inchaço, comichão e feridas na pele.

Variantes

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica ocorre predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

Tem caráter crónico, com períodos de melhoria e de agravamento. A doença costuma agravar-se no Inverno e em situações de fadiga ou stress, agitação, ansiedade e de poucas horas de sono.

Manifesta-se mais frequentemente no couro cabeludo e é caracterizada por intensa produção de oleosidade (seborreia), descamação (caspa) e prurido (coceira, comichão). A caspa pode apresentar-se como uma fina descamação, podendo chegar a formar grandes crostas aderidas ao couro cabeludo.

Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborreica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (contorno nasal, sobrancelhas e pálpebras), pavilhão auricular, região retroauricular (atrás das orelhas) e o centro do peito. Pode ainda atingir áreas de dobra de pele, como axilas e região inframamária (por baixo da mama).

Dermatite de contacto

Ocorre com o contacto repetitivo e prolongado da pele com a substância que provoca a reação alérgica (alergénio), como é o caso de alguns metais, medicamentos, cosméticos, etc.

Quando ocorre a alergia, ocorre o aparecimento da vermelhidão e comichão. Podem ainda aparecer bolhas de água (vesículas com exsudado) ou secura da pele.

Numa fase crónica, a pele pode apresentar-se seca, acompanhada de escamações, gretas e tornar-se dura e espessa.

Normalmente estas reações não ocorrem de imediato, surgem 1 ou 2 dias após o contacto com a substância irritante e não ocorrem na primeira vez que se contacta com a mesma.

Dermatite atópica

É mais conhecida como eczema e está associada a intenso prurido (comichão). A doença tem geralmente início durante a infância e vai-se agravando ao longo dos anos.

Dermatite das fraldas

É vulgarmente conhecida como assadura. Aparece na zona em contacto com a fralda do bebé. Os sintomas são a ardência, sensação de queimadura, irritação, coceira/comichão e dor. É causada pela humidade, fricção e pelo contacto com irritantes como a urina e as fezes. Estes agentes comprometem a barreira cutânea (protectora) e tornam a pele mais vulnerável a agentes infeciosos.

Dermatite de estase

Corresponde a uma inflamação crónica da pele que afeta a região inferior das pernas.

Esta doença é caracterizada por descamação, calor, comichão, edema e vermelhidão que depois deixa a pele com uma coloração castanha escura.

É causada por alterações na circulação sanguínea. É mais frequente em mulheres adultas com problemas de varizes e inchaço nas pernas.

As causas da dermatite dependem do tipo de dermatite.

No entanto, regra geral há uma alteração nas funções de protecção da própria pele. No caso da pele anormal, permeável, a pele deixa evaporar demasiada água, ficando seca e deixando entrar mais facilmente os alergénios, que podem desencadear uma reacção inflamatória (crises de eczema). Neste caso a pele não desempenha correctamente o seu papel protector.

Outros factores prendem-se com a fricção constante, que destrói a camada protectora da pele, aliada a agentes agressivos, como é o caso da urina e fezes, na dermatite das fraldas ou outros agente irritantes, como metais e cosméticos (dermatite de contacto).

Também as alterações emocionais, o stress e a ansiedade alteram o sistema imunitário e aumentam o estado inflamatório do corpo, gerando reacções inflamatórias diversas e uma resposta anormal do sistema imunitário aos agentes externos, sejam eles o vento, o frio, o calor, certos alimentos ou outras substâncias.

O tratamento para a dermatite vai depender do tipo/variante e da causa.

Por esta razão é muito importante fazer um diagnóstico acertado, de forma a assegurar um tratamento rápido e eficaz.

Na nossa clínica, a prescrição de suplementação natural e a acupunctura, aliadas à análise profunda do seu caso, permitem-nos obter excelentes resultados no tratamento de patologias dermatológicas.

Consulte aqui as respostas do Dr. José Fontes às perguntas mais frequentes sobre Acupuntura.

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Translate »