acupuntura japonesa

A Acupuntura Japonesa e a Acupuntura Chinesa têm muitas semelhanças, mas também têm algumas diferenças.

Diferentes Estilos de Acupuntura

A Acupuntura teve origem na China. Posteriormente foi transmitida aos restantes países asiáticos, como o Japão e a Coreia.

Ao longo do tempo, a prática da Acupuntura e da própria Medicina Chinesa foi evoluindo. Foi sofrendo alterações consoante o ambiente cultural e as necessidades de cada país e de cada região. Por este motivo, existem diferentes estilos de Acupuntura: Acupuntura Chinesa, Acupuntura Japonesa, Acupuntura Coreana.

Além das diferenças adquiridas devido ao ambiente cultural e ao país, existem também diferenças adquiridas através dos ensinamentos transmitidos pelos inúmeros “mestres” da Acupuntura. Muitos deles criaram e aperfeiçoaram os seus próprios métodos ao longo dos anos, e alguns deles continuam a ser ensinados nos dias de hoje.

Uma vez que todos os estilos de Acupuntura tiveram uma origem comum, os diferentes estilos apresentam muitas similaridades. Baseiam-se em teorias e métodos semelhantes.

No entanto, existem alguns conceitos gerais que diferenciam a Acupuntura Japonesa da Acupuntura Chinesa.

Acupuntura Japonesa e Acupuntura Chinesa

A Acupuntura Chinesa, e a Medicina Chinesa, têm os seus próprios métodos de diagnóstico. A Acupuntura Japonesa é conhecida por ter um método de diagnóstico adicional, comparativamente com a Acupuntura Chinesa: a palpação abdominal. Para além deste método, pode também recorrer à palpação de pontos específicos no pescoço ou outras partes do corpo.

consulta de acupuntura porto

Os métodos de diagnóstico tradicionais da Acupuntura Chinesa são a observação da língua e do corpo, a palpação do pulso, de pontos e meridianos, e a anamnese, ou seja, o conjunto de informações dadas ao médico pelo paciente, mediante interrogatório.

Na Acupuntura Japonesa, para além destes métodos, há um sistema de diagnóstico pelo abdómen. Este sistema de diagnóstico adicional influencia a selecção dos pontos de acupuntura a utilizar.

Este sistema facilita a identificação da localização exacta do ponto de acupuntura. Isto é importante porque os pontos de acupuntura não se encontram exactamente no mesmo local do corpo em todas as pessoas. Assim, é necessário recorrer à palpação cuidada dos pontos, ou à palpação abdominal, para se obter um maior sucesso terapêutico.

Outra diferença entre os dois estilos de Acupuntura, é o facto de, na Acupuntura Japonesa, de uma forma geral, as agulhas serem introduzidas mais superficialmente.

Para além disso, na grande maioria dos estilos de Acupuntura Japonesa, dá-se preferência à colocação de pontos distais. Pontos distais são pontos em locais do corpo que não os afetados. Um exemplo é a utilização de um ponto de acupuntura no braço para tratar uma dor no joelho.

Na Clínica José Fontes utilizamos Acupuntura Chinesa e Acupuntura Japonesa. Integramos ambas as técnicas, da forma que considerarmos ser mais benéfica para o paciente.

Consulte aqui as respostas às perguntas mais frequentes sobre Acupuntura.

Sobre o autor

Clínica José Fontes

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Dúvidas e Marcações - Fale connosco


Por telefone:
917 288 102

Por e-mail: geral@clinicajosefontes.com

Ou através do nosso formulário de contacto


Por telefone:
917 288 102

Ou através do nosso formulário de contacto

Translate »