coifa dos rotadores

Denomina-se por coifa dos rotadores aos músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro. A coifa dos rotadores é constituída por quatro músculos: o supraespinhoso, o infraespinhoso, o pequeno redondo e o subescapular.

Se existe dor no ombro ou existe diminuição da amplitude dos movimentos do membro superior, é muito provável que algum dos constituintes da coifa dos rotadores esteja afectado.

Normalmente trata-se de problemas ao nível dos tendões – tendinopatia. Exemplos são a tendinite (inflamação dos tendões), a tendinose (degeneração dos tendãos), a tendinopatia calcificante (quando há a presença de depósitos de cálcio ao nível dos tendões) ou a rotura (parcial ou total).

coifa dos rotadores

Estas patologias podem gerar dor, limitação de movimentos, diminuição da força e da mobilidade e podem ter como origem os traumatismos, um processo degenerativo ou a presença de esporões.

No caso dos traumatismos, estão incluídos os traumatismos agudos, como o levantamento de um peso, ou o estiramento excessivo e repentino, e os traumatismos crónicos. Estes últimos resultam do uso continuado e de forma repetitiva do membro superior.

Os processos degenerativos prendem-se com a diminuição do fluxo sanguíneo no local, processos inflamatórios que degradam o tecido e com a idade.

Quando existem esporões, com os movimentos do braço, estes roçam nos tendões gerando inflamação, dor e, com movimentos continuados, podem originar rotura do tendão.

A dor nas lesões da coifa dos rotadores

Na grande maioria dos casos, a dor manifesta-se quando:

  • Movimenta o braço solicitando a acção dos músculos e tendões afectados
  • Durante a noite e em repouso
  • Quando dorme sobre o ombro afectado

Para além da dor, outros sintomas associados podem ser:

  • Fraqueza ao elevar o braço
  • Crepitação (ranger, estalar) ao executar certos movimentos

Tratamento de doenças da coifa dos rotadores

Na nossa clínica, o tratamento de doenças da coifa dos rotadores consiste em:

  • Relaxar e alongar os músculos afectados.
  • Desinflamar os tecidos afectados, como é o caso dos tendões (tendinite), usando acupuctura e ervas medicinais.
  • Activar a circulação para melhorar a capacidade de regeneração e o alívio da dor.
  • Aliviar a dor através de técnicas como: acupunctura, electroestimulação e aplicação de plantas medicinais, que bloqueiam os sinais dolorosos.

consulta de Medicina Chinesa e a consulta de acupuntura são indicadas para problemas relacionados com a coifa dos rotadores.

É possível recuperar o movimento?

Sim, são muitos os casos de pacientes que chegam à clínica sem conseguirem elevar o braço e no fim do tratamento já conseguem executar os movimentos.

As tendinites têm cura?

Sim, as tendinites têm cura. A prova são todos os pacientes com tendinites que recuperamos até agora, que mesmo passados vários anos, realizam as suas actividades diárias sem dores e sem limitações.

 

Sobre o autor

Clínica José Fontes

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Dúvidas e Marcações - Fale connosco


Por telefone:
917 288 102

Por e-mail: geral@clinicajosefontes.com

Ou através do nosso formulário de contacto


Por telefone:
917 288 102

Ou através do nosso formulário de contacto

Translate »