• Home
  • /
  • Como funcionam as nossas consultas

Como funcionam as nossas consultas

1

Agendamento

2

Primeira Consulta

  • Todas as consultas (saiba mais aqui) são iniciadas pelo Dr. José Fontes, independentemente do tipo de consulta.
  • Na primeira consulta, é realizada a avaliação inicial e o primeiro tratamento. A duração desta consulta varia entre 1 hora e 1,5 hora. 
  • Nos casos de dor, a avaliação inicial será feita pelo Dr. José Fontes, e será essencialmente realizada através da palpação dos tecidos corporais, isto é, dos músculos, dos tendões e das articulações, e através da observação e avaliação da sua postura corporal. Serão feitas algumas questões sobre os seus hábitos posturais (durante a prática desportiva, no trabalho, em casa, na condução, etc.), para se determinar a origem do problema, e encontrar formas de minimizar, ou eliminar, os efeitos desses hábitos. Consulte aqui os tipos de dor que integram as nossas áreas de especialização.
  • Em todos os outros motivos de consulta (ou seja, consultas cujo motivo não é dor), a avaliação inicial será feita pelo Dr. José Fontes, que irá obter um histórico detalhado do seu caso e/ou dos sintomas que apresenta. Com o intuito de determinar a causa do problema, e estabelecer o tratamento mais indicado para si, irá avaliar, à luz da Medicina Chinesa, a sua constituição física, os seus níveis de energia, a sua capacidade digestiva, os seus desequilíbrio físicos e energéticos, o estado da sua imunidade, o seu estado psicológico, a estrutura dos seus tecidos corporais, e a funcionalidade dos vários sistemas do corpo humano. Irá inquirir sobre os seus sintomas, hábitos de vida, dieta alimentar, entre outros. Além das suas respostas a essas perguntas, o Dr.José Fontes utiliza também, como medidas de exame e observação, a palpação do pulso/pulsação e a observação da língua (tamanho, forma, cor, revestimento, características da língua). Estas técnicas altamente qualificadas de diagnóstico fornecem uma visão profunda sobre o estado e força dos tecidos corporais e dos órgãos, do fluxo de sangue e de energia, e do estado dos vários sistemas do corpo humano (sistema nervoso, digestivo, reprodutor, etc.). Consulte aqui os tratamentos que integram as nossas áreas de especialização.
  • Após a avaliação, é realizado o primeiro tratamento. O tratamento pode incluir Acupuntura e Massagem Terapêutica. A componente de Acupuntura é sempre realizada pelo Dr. José Fontes.

3

Consultas Subsequentes

  • O Dr. José Fontes irá fazer uma reavaliação em todas as consultas subsequentes para perceber como está a reagir ao tratamento. Nessas consultas terá a oportunidade de lhe explicar como passou, que alterações sentiu, e dar o seu feedback sobre os efeitos do tratamento anterior. Uma vez iniciado o tratamento, poderá sempre esclarecer as suas dúvidas em qualquer altura (ou durante a consulta, por telefone ou por e-mail).
  • A periodicidade dos tratamentos é definida pelo Dr. José Fontes. De uma forma geral, os tratamentos são realizados, numa fase inicial, uma ou duas vez por semana. A frequência dos tratamentos vai diminuindo à medida que os sintomas vão diminuindo ou à medida que o corpo/organismo for ficando estável e mais próximo do objetivo.
  • Pretende ter uma ideia de como vai ser o tratamento no seu caso específico antes de vir à consulta? Entre em contacto connosco, preferencialmente por e-mail ou através do formulário de contacto que disponibilizamos aqui. Diga-nos em que área gostaria de obter a nossa ajuda, explique-nos os seus sintomas, o que sente, o que pretende. Iremos analisar a informação que nos enviar e entraremos em contacto consigo com brevidade. Dar-lhe-emos uma ideia geral de como irá funcionar o seu tratamento.

4

Final do Tratamento

  • Quando os sintomas desaparecem, ou quando o objetivo do tratamento é alcançado, não é necessário continuar a realizar tratamentos. Ficamos satisfeitos por ter mantido o plano até ao fim e desejamos que se mantenha saudável de forma prolongada.  
  • Caso seja confortável para si, apoiamos a realização de tratamentos de manutenção, de forma a mantermos o contacto e podermos continuar a melhorar a sua saúde - há sempre aspetos de saúde para melhorar! A maioria dos nossos pacientes opta por manter o contacto connosco, após o final do tratamento, realizando tratamentos mensais ou bimestrais de manutenção.

5

Dúvidas

Language »