Ventosas, Ventosaterapia ou Cupping
A ventosaterapia é a prática terapêutica que recorre ao uso de ventosas. As ventosas são usadas à milhares de anos pelos diferentes povos do mundo, desde a Ásia, América e Europa e os seus benefícios foram comprovados pela sua utilização ao longo de todos estes anos.
Mais recentemente voltou a ter destaque pela utilização da equipa olímpica de natação norte americana, especialmente pelo atleta Michael Phelps. Em Portugal, esta técnica, no passado, era vulgarmente utilizada para o alívio das dores e o tratamento de problemas respiratórios.
Quando aplicadas por um especialista em Medicina Chinesa, a terapêutica torna-se mais rica, sendo aplicada em função dos princípios dessa medicina. As ventosas são objectos semelhantes a um copo, podendo variar o formato e o material (vidro, acrílico, bambu, etc.) que se aplica no corpo, criando vácuo, para gerar um efeito de sucção.
Desta forma, o tecido (pele, músculos, fáscias, tendões) são estimulados, promovendo a circulação de energia, sangue e líquidos e uma maior oxigenação, estimulando a regeneração dos tecidos e um processo anti-inflamatório.
Para que servem as ventosas?
- Relaxamento de músculos
- Alívio de dores: tensão muscular, contraturas, tendinites, bursites, rupturas musculares, etc.
- Stress e problemas emocionais
- Hipertensão arterial
- Problemas respiratórios: asma, bronquite, tosse, expectoração, resfriados, etc.
- Problemas circulatórios
- Cicatrizes
- Problemas digestivos: digestão lenta/difícil, prisão de ventre (obstipação)
- Problemas dermatológicos
- Problemas articulares
- Detox do sangue e do corpo
Após a aplicação de ventosas é comum surgirem nos locais onde foram aplicadas, umas marcas arroxeadas redondas, com o formato da ventosa, devido à sucção (vácuo).
Apesar das marcas, a aplicação das ventosas é praticamente indolor. As marcas deixadas pelas ventosas fazem parte do processo de cura, e desaparecem após alguns dias, sem ser necessário aplicar qualquer tipo de produto no local. O corpo vai ativar os mecanismos necessários para recuperar e desinflamar o local afetado.
Para o tratamento de algumas patologias é benéfico picar o local, e colocar a ventosa para sangrar um pouco.
Após a aplicação das ventosas, é normal o local apresentar uma coloração diferente..