• Artigos
  • Dores
  • /
  • Tratamento para Dor na Articulação Temporomandibular (ATM)
tratamento dor atm articulação temporomandibular

A Dor na Articulação Temporomandibular (ATM)

A dor no maxilar, ou dor na mandíbula, é geralmente originada por uma ou mais disfunções da articulação Temporomandibular (ATM), também conhecida como disfunção Temporomandibular (DTM).

A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio, ou seja, une o maxilar ao crânio. A existência desta articulação permite que fale, mastigue e consiga mover a mandíbula para a frente, para trás e para os lados.

dor atm tratamento acupuntura

Os músculos da mastigação desempenham um papel fundamental no equilíbrio desta articulação. Quando existem problemas nestes músculos, haverá um desequilíbrio na articulação e, com o passar do tempo aparecem as desordens ou disfunções da articulação temporomandibular (DTM):

• Disfunções da Articulação Temporomandibular (DTM)
  • Mau funcionamento da articulação
  • Dor
  • Desgaste articular
  • Dor de cabeça
  • “Estalos” ao abrir a boca
  • Zumbidos
  • Outros sintomas que mencionaremos no decorrer deste artigo

Mecanismo da Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM)

Entre os dois ossos (da mandíbula e do crânio) existe um disco articular. Os músculos pterigoideus conectam-se com o disco anteriormente. Posteriormente há um tecido retrodiscal que é enervado e altamente vascularizado.

mandíbula

Para abrir a boca, a mandíbula tem de se movimentar. Nos primeiros milímetros do movimento existe apenas uma pequena rotação do côndilo (saliência arredondada) da mandíbula.

Mas para abrir mais a boca, o côndilo e o disco movem-se para a frente e para baixo. Um problema comum é a deslocação do disco que, na maioria das vezes se desloca anteriormente. Ao mover-se anteriormente, o tecido retrodiscal (posterior ao disco) fica entre os dois ossos (mandíbula e osso temporal do crânio), o que é bastante doloroso.

músculo disco condilo atm

Como o disco se deslocou anteriormente, ao abrir a boca, o côndilo da mandíbula colide com o disco, gerando um “clique” ou não permitindo abrir a boca na totalidade.

Causas da Dor na Articulação Temporomandibular (ATM)

A dor na Articulação Temporomandibular (ATM) – disfunção temporomandibular (DTM) – apresenta diversas causas. As principais causas são as seguintes:

• Stress, tensão emocional e muscular
  • Problemas posturais. Por exemplo, se uma parte do corpo estiver desalinhada, com o tempo, todo o corpo estará desalinhado. Ou se a coluna, a anca ou os ombros apresentarem assimetrias, o seu pescoço e articulação temporomandibular também apresentarão.
  • Roer as unhas
  • Mascar pastilhas elásticas
  • Bruxismo (ranger os dentes durante o sono): É comum em pessoas que sofrem de muita tensão emocional, stress, raiva ou revolta. Muitas vezes, como rangem os dentes durante a noite, muitas pessoas não sabem que o fazem, apercebendo-se apenas quando acordam com dores na face ou quando detetam que os dentes se apresentam desgastados e com sensibilidade dentária.
  • Problemas dentários: Dentes desalinhados, conflitos entre dentes, ausência de dentes, etc.
  • Traumatismos (acidentes)
  • Artrite

tratamento atm

Esta patologia é mais comum no sexo feminino e as principais causas são os distúrbios emocionais que levam a apertar muito os dentes durante a noite, o hábito de roer as unhas e os traumatismos.

Sintomas da Disfunção da Articulação Temporomandibular

O principal sintoma é a dor. Esta pode manifestar-se subitamente ou de forma gradual, podendo a intensidade variar ao longo das várias semanas, meses ou anos.

Tipo de dor mais comuns gerados pela disfunção da Articulação Temporomandibular

• Dor ou desconforto no rosto (pode apresentar inchaço)
  • Dor na região da ATM e músculos mastigatórios
  • Dor na mandíbula
  • Dor no ouvido e atrás da orelha
  • Dor de cabeça (pode ser logo ao acordar ou ao fim do dia)
  • Dor no pescoço

tratamento dor atm

Sintomas adicionais da Disfunção da Articulação Temporomandibular

• Pressão atrás dos olhos
  • Sensação de rosto cansado
  • Zumbidos, vertigens ou sensação de ouvido tapado
  • Irritação
  • Som de “clique” ao abrir e fechar a boca
  • A mandíbula ficar presa ou deslocada (não consegue abrir nem fechar a boca)
  • Limitações na abertura da boca e dificuldades na mastigação
  • Dentes desgastados

Casos clínicos de sucesso na Clínica José Fontes

Caso clínico 1

Paciente do sexo feminino, 68 anos, com dor na ATM devido a tensão emocional. Além da referida tensão emocional, apresenta algumas assimetrias no corpo devido a escoliose.

Foi aplicado tratamento à base de técnicas manuais para relaxar os músculos afetados. Foi também utilizada a acupunctura para desinflamar a articulação e reequilibrar emocionalmente a paciente. Após o primeiro tratamento já se encontrava bastante melhor, referindo muito menos dor. Após o segundo tratamento já praticamente não sentia dor. Após o segundo tratamento, além de continuar a melhor a condição da ATM, foi iniciado o programa de reequilíbrio postural.

Caso clínico 2

Paciente do sexo masculino, 52 anos, com muita dor na ATM, dificuldade em abrir a boca por completo, inchaço em ambos os lados do rosto. A dor surgiu após uma semana de problemas no trabalho. Após 3 tratamentos, estava 100% recuperado.

Caso clínico 3

Paciente do sexo feminino, 35 anos, com dor na ATM há vários anos. Já havia tentado tratamentos com anti-inflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia. Na Clínica José Fontes o tratamento combinou as nossas três principais valências: a terapia manual, a acupunctura e a fitoterapia (suplementos naturais). A paciente, após o primeiro tratamento começou a melhorar. Mantivemos os tratamentos até a dor desaparecer na totalidade.

tratamento dor atm articulação temporomandibular

Tratamento da Disfunção da Articulação Temporomandibular na Clínica José Fontes

A grande experiência clínica que adquirimos ao longo dos anos no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular (ATM) permitiu-nos definir um método de tratamento eficaz, recorrendo a técnicas de terapia manual, acupunctura e fitoterapia (preparados à base de plantas). A consulta de Medicina Chinesa é a consulta mais indicada para o tratamento da disfunção da ATM.

Os nossos tratamentos irão:

• Relaxar todos os músculos tensos que estão a gerar o desequilíbrio da articulação
  • Equilibrar o corpo o mais possível (reequilíbrio postural)
  • Estimular a articulação temporomandibular (ATM) para a lubrificar, desinflamar e recuperar.

Somos uma clínica de Medicina Chinesa e Acupuntura localizada no Porto. Realizamos avaliações detalhadas e tratamentos de elevada qualidade. As nossas principais áreas de especialização são os Problemas Emocionais, a Dor e a Saúde da Mulher.

Translate »