tratamento para tonturas

Tonturas são um termo utilizado para descrever sintomas de desequilíbrio, instabilidade, fraqueza no corpo e/ou nas pernas, vertigens (em que parece tudo andar à roda), sensação de desmaio (por vezes acompanhada de sensação de calor ou frio), cabeça pesada e/ou atordoada. Podem ainda ser acompanhadas de vómitos, dores de cabeça, palidez, aumento do ritmo cardíaco, transpiração excessiva, alterações visuais e perda de consciência.

As tonturas são sintomas de uma patologia que precisa de ser determinada.

Quais as causas das tonturas?

As tonturas apresentam várias causas, mas as que vemos com mais frequência na nossa prática clínica são: hipertensão, hipotensão, hipoglicémia (baixa dos níveis de açúcar), alterações emocionais, patologias da coluna cervical, distúrbios do ouvido, dos nervos que ligam o ouvido ao cérebro ou do próprio cérebro, problemas visuais, arritmias cardíacas e défice de oxigénio.

Para a determinação da causa das tonturas, toda informação que o paciente transmite é importante. Informações acerca dos sintomas que mais acompanham as tonturas ou em que situações ocorrem vão ajudar a determinar a causa das tonturas.

Do ponto de vista da Medicina Chinesa, as tonturas podem ser causadas por dois motivos:

1. Uma insuficiente capacidade de levar energia e sangue até à cabeça, que, por sua vez, pode dever-se a dois motivos:
    • Falta de energia do corpo. Neste caso, o corpo não consegue contrariar a gravidade ao ponto de fazer chegar energia à cabeça em quantidade suficiente e transportar o sangue até lá. Esta falta de energia (e por vezes de nutrientes) pode dever-se a trabalho excessivo, pouco descanso, alimentação insuficiente ou não adequada.
    • Estagnação ou bloqueio da energia. Este bloqueio pode dever-se a distúrbios emocionais. Quando um estímulo emocional leva à estagnação da energia, esta não flui correctamente, podendo, nestes casos, não chegar à cabeça na quantidade suficiente. Também a ingestão abusiva de alimentos doces e gordurosos, a longo prazo, gera uma debilidade no sistema digestivo, que passa a não trabalhar nas suas perfeitas condições, e a não conseguir eliminar convenientemente a mucosidade excessiva. Este excesso de muco, com o tempo e o calor do próprio corpo, torna-se mais espesso e obstrói, ou torna mais difícil a circulação, da energia e do sangue.
  2. Um excesso de energia/fluxo sanguíneo na cabeça.
    • O excesso de energia acumulada na cabeça ocorre normalmente devido a estímulos emocionais fortes ou continuados que primeiro geram uma estagnação do fluxo de energia e, com a continuação desta estagnação, a energia torna-se demasiado quente e sobe até à cabeça de forma excessiva (a nossa energia é morna e, quando bloqueada durante um certo tempo, aquece e sobe, perturbando a região superior do corpo).

Vertigens

As vertigens são uma forma de tontura e, tal como as tonturas, também são um sintoma de uma patologia. São uma distorção do movimento do corpo no espaço. É uma ilusão de movimento, em que o meio envolvente parece andar à roda da pessoa ou esta tem a sensação que desliza para um lado ou para o outro, para cima ou para baixo. São fruto de alterações no ouvido interno ou a nível cerebral.

Nos casos moderados, os sintomas podem desaparecer alguns minutos depois de se deitar, com os olhos fechados.

Nos casos severos, sentem-se constantes movimentos de rotação, como se estivesse num barco, tornando difícil o simples facto de estar em pé. Frequentemente, as vertigens são acompanhadas por náusea e vómito.

O que nos permite mantermo-nos equilibrados?

Temos noção da posição do nosso corpo no espaço envolvente através de diferentes vias. A visão permite-nos ter percepção do que nos rodeia e da nossa posição em relação ao meio. O nosso corpo tem receptores nervosos nos diferentes músculos, nos tendões, nas articulações e na pele que enviam informações para o cérebro, que a processa, e cria a noção da nossa orientação espacial. Também contamos com o ouvido interno (sistema vestibular). O sistema vestibular é constituído pelos órgãos do ouvido interno responsáveis pela detecção de movimentos do corpo, contribuindo assim para a manutenção do equilíbrio.

Do ponto de vista da Medicina Chinesa, as principais causas das tonturas estão relacionadas com distúrbios emocionais, consumo excessivo de alimentos doces e gordurosos e uma vida demasiado agitada.

Tratamento de tonturas, vertigens, síndrome de Mènière e labirintite

O tratamento de tonturas é uma prática recorrente na nossa clínica. Na grande maioria dos casos, os nossos pacientes referem melhorias muito significativas após 2 ou 3 tratamentos. Praticamente todos os dias ajudamos de forma eficaz pessoas que sofrem destes problemas.

Combinamos a compreensão ocidental com os princípios da medicina chinesa e com a nossa vasta experiência clínica. Desta forma tem garantida uma abordagem integral, na qual todos os factores são importantes e têm uma explicação lógica.

O nosso tratamento é diferente, não se baseando apenas em eliminar os seus sintomas. Em vez disso, fazemos uma análise até determinar a raiz do seu problema. Acompanharemos o seu caso passo-a-passo, até estar totalmente resolvido.

O tratamento de tonturas, inicia-se com uma avaliação, onde vai ser determinada a causa das tonturas. Depois desta estar determinada, são determinadas as terapêuticas e os métodos de tratamento mais recomendados para o seu caso. O tratamento pode englobar uma análise dietética e dos hábitos diários, fitoterapia (suplementação natural), acupuntura, massagem Tui Na e Zhenggu (Osteopatia Chinesa).

Recomendações para quem sofre de tonturas

Nos casos de hipertensão, hipotensão e hipoglicémia, devem ser revistos os hábitos alimentares, os níveis de energia, a capacidade do corpo em distribuir a energia, o sangue e os líquidos, a qualidade do sono e a capacidade de absorver os nutrientes ingeridos.

• Quem sofre de hipertensão deve diminuir a quantidade de sal na comida e controlar os níveis de stress e ansiedade e deitarem-se cedo.
  • Quem sofre de hipotensão deve aumentar a quantidade de sal, usar alimentos que forneçam mais energia ao corpo, deitar cedo e não trabalhar demasiado.
  • Quem sofre de hipoglicémia deve ingerir alimentos ao longo do dia, sem deixar de comer por longos períodos. Estas pessoas devem optar por alimentos que forneçam muita energia ao corpo, hidratos de carbono de libertação lenta, alguns lípidos, descansar o suficiente, deitar cedo e descansar o número de horas suficiente.
  • Quem sofre de síndrome de Mènière e labirintite*, a origem do problema é um pouco diferente. Os fatores que mais contribuem para o aparecimento da patologia são o estado emocional alterado, problemas na região cervical (pescoço), hábitos alimentares desadequados e distúrbios do ouvido. Quem sofre desta patologia deve evitar alimentos gordurosos, lacticínios, bebidas alcoólicas e picantes.

*Síndrome de Ménière: Apresenta crises com algumas horas de duração. A pessoa apresenta-se com vertigens intensas, naúseas e vómitos, perda de audição e zumbido. Pode ainda estar acompanhada de dor de cabeça forte.
Labirintite: Crise de vertigem e perda da audição.