tendinite-do-ombro

As tendinites e tendinoses do ombro referem-se a patologias distintas, sendo as tendinoses consideradas um agravamento das tendinites. Isto é, uma tendinite que não é adequadamente tratada pode evoluir para uma tendinose e por fim para uma rotura.

As tendinites consistem na inflamação de tendões. O ombro é uma articulação muito solicitada, que permite amplos movimentos e está rodeada de músculos e tendões, como é o caso do biceps/bicípete braquial e da coifa dos rotadores. Quando há uma tendinite sente-se dor e incapacidade de realizar certos movimentos.

Neste caso, existe uma inflamação do tendão. Esta inflamação pode resultar de micro-roturas, devido a movimentos repentinos e cargas intensas. As tendinites podem ser devido a lesões desportivas, traumas graves ou pequenos traumas repetidos.

A tendinose refere-se a uma alteração degenerativa de um tendão. Neste caso, já existe uma degradação do colagénio do tendão, devido ao excesso de uso do mesmo sem que haja tempo deste recuperar.

A diferença entre tendinite e tendinose é importante para se aplicar o tratamento correcto e fazer um prognóstico adequado.

A presença de uma inflamação constante no tendão pode gerar a acumulação de cálcio no mesmo. Esta acumulação pode conduzir ao aparecimento de uma calcificação do tendão. Alguns desportos como a musculação, natação, ténis e golfe podem propiciar o aparecimento de tendinopatias do ombro.

tendinite ombro tratamento

Tratamento de tendinites e tendinoses do ombro

No tratamento da tendinite, entre outros procedimentos, é necessário desinflamar os tendões afectados e relaxar os músculos que se encontram tensos. Para isso recorremos à Acupunctura, Ventosaterapia, massagem Tui Na e Fitoterapia Chinesa. Na consulta de Medicina Chinesa combinamos todas estas técnicas para resolver o problema da forma mais rápida possível.

No caso das tendinoses, o tratamento consiste em estimular a síntese de colagéneo, melhorar a circulação de sangue e outros fluídos, e estimular o corpo para que regenere as estruturas afectadas. Promove-se o equilíbrio muscular, através do relaxamento e estiramento de certos músculos e fortalecimento de outros. E por fim, promove-se o equilíbrio articular do corpo.

Neste caso a Fitoterapia Chinesa tem um papel importante tanto para aplicação externa de plantas, como para toma por via oral, introduzindo minerais e vitaminas que servem de materiais reconstrutores dos tecidos.

consulta de acupuntura e a consulta de Medicina Chinesa são indicadas para este tipo de problema.