A rotura tendinosa do ombro, ou rotura dos tendões do ombro, ocorre devido a movimentos esforçados e repentinos ou devido a processos degenerativos do próprio tendão.

Porque rompe o músculo?

Pode dever-se a um movimento brusco, que exige demasiada força ou estiramento. Por exemplo: elevar algo muito pesado ou estirar o braço atrás para lançar algum objecto.

Existem alguns desportos que aumentam a probabilidade da rotura dos tendões do ombro. Exemplos desses desportos são o ténis (e outros com raquete), natação, musculação, artes marciais e outros que exijam muito esforço e estiramento dos tendões.

Existem também outras causas para a rotura. Os processos degenerativos também podem originar rotura tendinosa, assim como a formação de esporões que vão ferindo o tendão. Processos inflamatórios continuados também podem originar a rotura. O espessamento do tendão, que diminui a sua elasticidade, também o torna mais susceptível de romper. Também a instabilidade articular pode aumentar o risco de lesão.

Os músculos mais afectados são o músculo biceps/bicípete braquial e o músculo supra-espinhoso.rotura tendinosa do ombro tratamento

Quando se dá a rotura tendinosa do ombro (a rotura do tendão), sente-se uma dor súbita e intensa. Em alguns casos pode até ouvir-se um estalido (devido à rotura). Normalmente forma-se hematoma e ocorre perda de força e limitação dos movimentos.

Tratamento da rotura tendinosa do ombro

Nos casos agudos convém aplicar gelo, repousar e recorrer a uma consulta para ser avaliado e serem aplicadas terapêuticas para acelerarem o processo de recuperação.

Nos casos crónicos (tendões que não regeneraram correctamente) é importante o recurso às terapêuticas que disponibilizamos na nossa clínica para que o tendão recupere. O tratamento é muito eficaz.

No caso dos tendões recuperarem, é também importante tratar as fibroses que foram criadas pelo processo de cicatrização, por forma a não haver limitação dos movimentos nem dor.

Para uma resolução eficaz deste problema aconselhamos a consulta de Medicina Chinesa ou a consulta de acupuntura.

Marque a sua consulta connosco:

  • Por telefone: 917 288 102
  • Através do nosso formulário de contacto