A fasceíte plantar corresponde à inflamação da fáscia plantar, ao longo da planta do pé. Esta inflamação é acompanhada de dor.

A fáscia plantar liga o calcanhar aos dedos, absorve os choques do impacto ao pousar o pé no chão e suporta o arco formado pelo pé. Se a tensão da fáscia for demasiado grande, podem ocorrer pequenas roturas. Com a repetição e a continuidade desse processo gera-se uma inflamação do tecido.

A fasceíte plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar, sendo descrita com uma dor tipo “pontada”.

fasceite plantar tratamentoA dor é aguda e sente-se ao pousar o pé no chão. Começa logo pela manhã, ao se pousar o pé no chão e vai agravando com o caminhar e com as permanências por longos períodos em pé. É também notória nas transições da posição sentada para a posição vertical.

Normalmente a fasceíte afecta apenas um pé, mas pode afectar os dois.

Quando não é tratada, pode-se tornar numa dor crónica, levando a alterações na marcha e na posição ortostática do corpo, podendo vir a gerar problemas noutras estruturas, como os joelhos, tornozelos, anca e coluna.

Tratamento da fasceíte plantar

As pequenas lesões geram uma inflamação e um processo de cicatrização natural. Lesões continuadas na fáscia geram uma inflamação contínua e portanto continuadas reparações do tecido lesado (pelo próprio corpo). Este fenómeno gera um tecido fibroso que continua a gerar um processo inflamatório e doloroso. Desta forma a inflamação não deixa de estar presente. É portanto um ciclo vicioso.

O nosso tratamento consiste em interromper esse ciclo vicioso através da eliminação desse tecido fibroso e da reposição do tecido na posição inicial. Realizamos uma análise personalizada, para compreender o que lhe terá causado o problema e estabelecemos um tratamento adequado à sua condição. A consulta de acupuntura e a consulta de Medicina Chinesa são indicadas para este tipo de problema.

Pode marcar a sua consulta:

  • Por telefone: 917 288 102
  • Através do nosso formulário de contacto