Calcâneo é o osso do calcanhar e o esporão calcâneo é uma projecção de osso que se forma no osso calcâneo. O esporão forma-se devido a pressão intensa e constante ou impactos constantes sobre o local.

A sobrecarga e tensão excessiva dos músculos gémeos (gastrocnémios) aumenta a tensão do tendão de Aquiles, que se insere no calcanhar. Esta tensão afecta também a planta do pé, podendo originar pequenas roturas nos tecidos e inflamação dos mesmos (fasceíte plantar).

esporão calcâneoPara recuperar o local lesionado, o corpo inicia o processo de reparação e cicatrização e cria tecido ósseo no local inflamado. Desta forma gera-se o esporão do calcâneo.

A dor resulta da inflamação dos tecidos e da pressão que o esporão impõe às estruturas em volta.

A dor aparece no calcanhar, quando a pessoa pousa o pé no chão para iniciar a marcha e alivia com o repouso. Piora com o esforço e a permanência em pé. Com a marcha continuada, devido à adaptação dos nervos e ao aumento do fluxo sanguíneo, a dor pode diminuir. Neste caso, volta a aumentar quando inicia a marcha após um período de repouso.

Sintomas do esporão calcâneo

O principal sintoma do esporão calcâneo é a dor no calcanhar. Pode ser uma dor tipo facada/picada, bastante intensa, ou uma dor constante. A dor diminui quando a pessoa está sentada ou deitada e agrava nos momentos de iniciar a marcha, quando coloca o pé no chão. Também nos primeiros momentos da manhã existe dor forte ao se levantar.

Tratamento do esporão calcâneo

O tratamento do esporão calcâneo consiste no relaxamento de toda a musculatura e fáscias envolvidas, desinflamação dos tecidos, e estímulo local para a eliminação do esporão. A consulta de acupuntura e a consulta de Medicina Chinesa são indicadas para este tipo de problema.

Marque a sua consulta connosco:

• Por telefone: 917 288 102
  • Através do nosso formulário de contacto