A entorse do tornozelo é a causa de muitas das nossas consultas. Muitas pessoas já tiveram alguma vez na vida uma entorse do tornozelo, e uma boa percentagem teve (ou continua a ter) entorses recorrentes. As entorses recorrentes ocorrem especialmente quando a pessoa não foi sujeita a uma abordagem terapêutica adequada.

Os ligamentos do tornozelo são estruturas importantes para manter os ossos e a articulação na posição correcta, evitando movimentos com amplitude excessiva que geram lesões, umas vezes mais leves e outras vezes mais graves. Quando é ultrapassado o limite máximo do ligamento ocorre a entorse. Em casos graves pode haver inclusive rotura das fibras do ligamento.

tratamento entorse tornozeloAs entorses repetidas, a laxidão dos ligamentos, alterações no comprimento dos membros inferiores, calçado inadequado (que gera instabilidade ou está gasto) são factores que aumentam a probabilidade de sofrer uma entorse. Também os desportos que geram impacto (saltos, corrida, etc.) são um factor de risco para estes casos.

Se a dor se mantiver por mais de 4 semanas já é considerada uma entorse crónica. No entanto esta pode durar mais de 6 meses. Nestes casos, a pessoa, para evitar a dor, começa a alterar a postura e a marcha, levando a alterações noutras partes do corpo. Por isso, é importante tratar este problema antes que este origine outros problemas ou outra entorse.

Tratamento da entorse do tornozelo

Na nossa clínica, o tratamento da entorse do tornozelo consiste na aplicação de técnicas que geram um efeito anti-inflamatório local. Além disso, estas técnicas activam a regeneração dos tecidos lesados, para que o processo seja mais rápido.

Nas entorses crónicas, a ideia será alinhar a articulação e interromper o processo crónico e vicioso que está instalado.

Nos casos de entorse aguda, recomenda-se que repouse e aplique gelo durante 20 minutos, 3 vezes ao dia. Será bom também elevar a perna e usar uma ligadura.

Na maioria dos casos, a consulta de Medicina Chinesa e a consulta de acupuntura são as mais adequadas.

Pode marcar a sua consulta connosco:

  • Por telefone: 917 288 102
  • Através do nosso formulário de contacto