Dor cervical
A causa principal da dor cervical (dor no pescoço) é a contracção muscular que, quando continuada por longos períodos origina a dor. Na Clínica José Fontes dispomos dos métodos mais adequados para tratar eficazmente a dor cervical e de cervicalgias, não só através da acupuntura, como também da massagem terapêutica e da correção osteo-articular.  
Existem inúmeras causas para a contração dos músculos da região cervical. No entanto, apresentamos algumas das causas mais comuns e deixamos algumas sugestões para minimizar os seus efeitos negativos:
  • Telemóvel/Tablet: o seu uso continuado da consulta do telemóvel leva a uma posição de flexão excessiva da coluna cervical, exigindo bastante dos músculos responsáveis por “segurar” a cabeça, bem como dos ligamentos cervicais. Sugestão: levante o telemóvel, em vez de baixar tanto a cabeça
A utilização do telemóvel para chamadas gera problemas essencialmente pela permanente inclinação da cabeça, afectando os músculos responsáveis por esse movimento. Sugestão: se fala muito ao telemóvel, use auricular.
  • Computador: o uso do computador gera normalmente a projecção da cabeça para a frente, bem como a extensão da coluna cervical, por forma a aproximar a pessoa do ecrã. O manuseamento do rato afecta os músculos responsáveis pela elevação da omoplata e extensão dos dedos.
Sugestão: não levante muito o ombro e pouse o braço na secretária. Faça pausas com regularidade, bem como alguns alongamentos.
 
  • Almofada: a posição ao dormir é de extrema importância, pois é algo que fazemos diariamente e por um período prolongado. Se a posição não for a mais correta, pode estar várias horas por dia a lesar a sua cervical. O pescoço não deve estar demasiado inclinado, extendido ou flexionado. Sugestão: peça a alguém que o observe deitado com a almofada que usa e tente corrigir a sua posição.
  • Vento e frio: quando exposto ao vento e ao frio, o corpo tende a contrair-se como forma de protecção. Esta contracção, quando permanece por bastante tempo, gera dor e não alivia com a simples aplicação de calor, necessitando de tratamento de Acupunctura e/ou Massagem. Sugestão: use sempre um cachecol para se proteger e evitar este tipo de lesões.
  • Stress: O stress ativa a contração muscular, o que faz com que eleva os ombros, contrai-a o pescoço, a fique com uma respiração mais curta. Muito tempo neste estado gera uma contração muscular bastante profunda. Nestes casos, é difícil para a própria pessoa descontrair essa musculatura, sendo fundamental: 1) uma boa massagem, 2) acupunctura para desbloquear todos os músculos e tecidos, e 3) relaxar a mente.
Nota: A Organização Mundial de Saúde reconhece que a Acupuntura é eficaz no tratamento da dor cervical.