Devido aos efeitos secundários da medicação convencional, cada vez mais pacientes nos procuram para regular os níveis de colesterol. Garantimos uma avaliação cuidada e personalizada da sua condição, determinando um tratamento natural e eficaz para o seu caso.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância benéfica e essencial para o correcto funcionamento do organismo.
É importante para a produção de vitamina D, tem influência sobre o humor, a produção de hormonas sexuais, etc. No entanto, quando em quantidades elevadas, é um factor de risco para o organismo. 
  • Colesterol mau, ou LDL: estas substâncias transportam o colesterol do fígado (que é o local onde é produzido) para os tecidos do corpo. Quando está em excesso, acumula-se nas paredes dos vasos sanguíneos, gerando um processo inflamatório. Os valores de LDL encontram-se adequados quando são inferiores a 115 mg/dL.
  • Colesterol bom, ou HDL: transposta parte do colesterol dos tecidos e dos vasos sanguíneos de volta para o fígado para ser eliminado. Os valores HDL encontram-se adequados quando superiores a 45 mg/dL.
Os níveis de colesterol total devem estar abaixo dos 190 mg/dLNo caso de doentes de risco, estes valores devem estar um pouco mais baixos.

Triglericerídeos

Triglicerídeos são um tipo de gordura que se encontra no sangue e que o corpo usa como fonte de energia. Quando comemos demasiados açúcares e massas (hidratos de carbono), o fígado transforma os açúcares a mais em triglicerídeos para ter reservas de energia.
Os níveis elevados de triglicerídeos geram aquilo que se conhece como “fígado gordo”.
Valores dos triglicerídeos
– Inferior a 150 mg/dL -> normal
– Entre 150 e 199 mg/dL -> acima do normal
– Entre 200 e 499 mg/dL -> alto
– Igual ou superior a 500 mg/dL -> muito alto
O aumento dos triglicerídeos pode ou não vir acompanhado de alterações no colesterol. No entanto as duas situações mais comuns são triglicerídeos e LDL elevados ou triglicerídeos elevados e HDL baixo. Níveis elevados dos triglicérideos isoladamente, sem alterações do colesterol não é muito comum.
O que acontece quando os valores de colesterol estão elevados?
Aumenta o risco de se depositarem na parede dos vasos sanguíneos, iniciando-se o processo inflamatório que leva a um aumento da deposição de mais colesterol. A este processo dá-se o nome de aterosclerose. A formação da placa aterosclerótica aumenta a rigidez dos vasos sanguíneos e diminui o calibre dos vasos, dificultando a passagem do sangue e exigindo mais esforço do coração. No caso da placa aterosclerótica obstruir totalmente os vasos, podem ocorrer derrames, rompimento dos vasos ou a formação de trombos. Os trombos, por sua vez, podem fluir na corrente sanguínea e obstruir outros vasos.
Os fenómenos acima mencionados podem originar hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), enfarte agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, etc. A combinação de níveis elevados de colesterol LDL com níveis elevados de triglicerídeos pode aumentar ainda mais o risco de vir a sofrer dos problemas que acabamos de referir.

Como podemos ajudar?

Na Medicina Chinesa, o excesso de colesterol e de triglicerídeos é tratado combinando diferentes técnicas terapêuticas. Saiba mais aqui sobre as diversas técnicas da Medicina Chinesa.
Nas nossas consultas são aconselhadas alterações nos hábitos alimentares, para que saiba o que deve evitar comer e o que deve ingerir por forma a beneficiar a redução do colesterol. São também prescritas ervas medicinais/fitoterapia, para acelerar o processo e os resultados serem atingidos mais rapidamente. 
acupuntura também desempenha um papel importante neste processo. Esta vai permitir regular o fluxo de energia no corpo, que é importante para que este funcione correctamente e assim elimine o que se encontra em excesso, de modo a obter o equilíbrio natural.